Como a Fluoxetina funciona no organismo? E se esquecer de tomar?

Prozac foi tão popular depois de sua estréia em 1988 que inspirou não um, mas dois livros mais vendidos: ouvir Prozac e Prozac Nação (que foi transformado em um filme estrelado por Christina Ricci).

Foi o primeiro inibidor de recaptação de serotonina, Prozac ainda é um dos cinco principais medicamentos psiquiátricos prescritos para adultos americanos que lidam com depressão e ansiedade.

Enquanto a maioria dos antidepressivos são seguros e facilmente tolerados, eles ainda são drogas psicoativas - então sim, há efeitos colaterais Prozac que você deve saber.

Prozac fica no seu sistema por uma a duas semanas. O que significa se você é alguém que se esquece de tomar seus remédios todos os dias, isso é ótimo. Se estás a ter efeitos secundários, isso pode tornar as coisas mais difíceis.

Se decidir tentar o Prozac para controlar a sua depressão ou ansiedade, esteja atento a estes efeitos secundários.

De longe, os efeitos secundários mais comuns do Prozac são gastrointestinais, principalmente náuseas e diarreia. Fato engraçado: na verdade, há mais células que têm receptores de serotonina no seu intestino do que no cérebro, e uma vez que Prozac trabalha no sistema de serotonina, essa área pode ser sensível a ter mais serotonina por perto.

Estes efeitos secundários tendem a ocorrer no início do tratamento, e podem ser minimizados começando com uma dose baixa ou tomando os medicamentos com alimentos.

Não, ainda não estamos falando de sexo. Algumas pessoas que tomam pela primeira vez podem sentir-se cansadas ou um pouco sedadas inicialmente, ou o oposto, um pouco exaltadas ou nervosas. Basicamente ocorre quando os neurotransmissores no cérebro se acostumam a ser expostos a algo novo. Novamente, começar com uma dose baixa pode ajudar a mitigar este efeito secundário.

Dessa forma, seu organismo irá se adaptar corretamente ao uso de Fluoxetina conforme o tempo vai passando.